Os desafios diários da convivência com um portador de Alzheimer são discutidos no SINDIHOSPA

 Na segunda-feira (6), o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre recebeu a palestra “A promoção da saúde na doença de Alzheimer”, realizada pela secretária-geral da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) no Rio Grande do Sul Daniela Stein. Os encontros quinzenais realizados no SINDIHOSPA abordam como os familiares e cuidadores devem agir frente a situações de manejo e práticas para manter a qualidade de vida, funcionalidade e autonomia dos pacientes com Alzheimer. 

 
“Promover uma rotina e respeitar a história de vida desses pacientes é um ótimo começo para compreender, criar estratégicas adequadas ao seu perfil e proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar. É fundamental saber que não existem fórmulas prontas e, portanto, a organização e execução do contexto de quem convive com paciente com a doença de Alzheimer varia”, ressalta Daniela.
 
Os cuidados na convivência com um portador de Alzheimer foi o tema do encontro realizado no dia 30 de janeiro. A presidente da ABRAz-RS, Cleonícia Bertolucci, falou sobre a experiência de cuidar por dez anos de seu marido portador da doença. No evento ainda houve troca de experiências entre familiares e cuidadores, além de aconselhamentos por profissionais. 
 
“A interação do público foi muito positiva, com muitas perguntas sobre como lidar com seu familiar doente. Minha expectativa é de que cresça o número de participantes para que consigamos atingir muitas famílias”, revela a palestrante.
 
Sobre a parceria
 
O SINDIHOSPA colocou sua sede à disposição da ABRAz-RS, para a realização de atividades e reuniões dos grupos de apoio. De acordo com Thiago Lopes, coordenador do Departamento de Residenciais Geriátricos, essa parceria só tem a contribuir para novas ações direcionadas à população idosa de Porto Alegre e do estado. "Nós e a ABRAz temos os mesmos objetivos: proporcionar conforto, carinho, informações e qualidade de vida para os idosos e seus familiares", resumiu.
 
Na próxima atividade, que acontece no dia 20 de fevereiro, das 14h às 16h, o médico Alberto Maia (neurologista e vice-presidente da ABRAz) falará sobre a evolução da doença e como seus efeitos podem ser minimizados.
 
 
Daniela Stein palestrou na última edição do encontro     
 Daniela Stein palestrou na última edição do encontro
 
 
  
Presidente da ABRAz-RS falou sobre os cuidados na convivência com um portador de Alzheimer no dia 30 de janeiro

 

Compartilhe:
Rolar para cima