Os desafios na área da saúde no Brasil vão muito além da criação de leitos ou da ampliação do atendimento público. Há questões estruturais de operação que precisam ser resolvidas dentro das próprias instituições para que os serviços sejam cada vez mais eficientes. Como representante dos hospitais e clínicas de Porto Alegre, o SINDIHOSPA tem procurado fazer a sua parte. Ao lado de entidades parceiras, associados e filiados, estamos atacando entraves históricos e promovendo debates necessários para a qualificação profissional no setor.

Uma das principais cruzadas que travamos nos últimos tempos foi pela regulamentação das jornadas compensatórias, sendo a principal a chamada 12×36 (12 horas de trabalho por 36 horas de descanso). A escala foi aprovada na Capital pelo Tribunal Regional da 4ª Região (TRT4) após um intenso trabalho de convencimento que realizamos ao lado das próprias categorias profissionais. Patronal e trabalhista estiveram lado a lado, defendendo a qualidade na prestação dos serviços e a sustentabilidade financeira das instituições. Sabemos todos que uma depende da outra, por isso foi preciso colocar diferenças de lado e – com maturidade – encontrar um ponto de equilíbrio para a questão.
Através dessa convergência de ideias é que podemos encontrar as melhores soluções para os problemas da atualidade. Neste momento de penúria das contas públicas e de consequente redefinição das funções do Estado, procuramos também nos aproximar ainda mais do Poder Público para trabalhar para construir alternativas. Estamos, por exemplo, fortalecendo a segurança das instituições de saúde num trabalho conjunto com lideranças da área hospitalar, Secretaria Municipal de Segurança e Comando de Policiamento da Capital (CPC). A parceria, iniciada em junho deste ano, prevê desde capacitações a investimentos privados para a aquisição e manutenção de equipamentos de vigilância. Estamos unidos para reforçar um objetivo em comum: o cuidado à vida.
Com 33 hospitais, Porto Alegre é hoje um dos principais polos de saúde do país. Esse é um patrimônio que procuramos potencializar promovendo uma série de encontros e debates sobre as melhores práticas em diferentes áreas. As três edições que realizamos no último ano do Seminário de Gestão – a partir de nossa parceria com a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) – foram um sucesso. A grande adesão de profissionais de referência do setor ajuda a consolidar a capital gaúcha também como um dos principais espaços para a troca de experiências sobre excelência operacional, produtividade, formação de lideranças, melhoria dos processos, inovação e outros temas.
Outro aspecto muito caro à nossa atual administração é a promoção econômica das empresas de pequeno e médio porte. Por meio do Eko Grupo Saúde, em maio, firmamos com o Sebrae um acordo que está beneficiando 16 residenciais geriátricos da cidade: o Conexão Healthcare. Usando sua expertise em consultoria e capacitação, a entidade está traçando um raio X dos negócios para aperfeiçoá-los dentro de suas propostas de atendimento e posicionamento de mercado. Ao fortalecer todas as pontas do sistema, amplia-se a oferta de serviços de qualidade ao público e cria-se um círculo virtuoso que repercute na sustentabilidade de todo o setor. Com o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida, são ações como essa que, em médio e longo prazo, ajudarão a evitar um colapso do sistema de saúde. E não adianta apenas ter o título de “capital amiga do idoso”, temos de honrá-lo de fato. E isso nós estamos fazendo.
Trabalhamos para construir, na área da saúde, a Porto Alegre que queremos. Mas essa não pode ser apenas uma missão institucional ou setorial. Tem de ser uma construção de todos, de cada profissional e cada usuário. Os desafios que se põem à nossa frente podem ser superados com conhecimento, iniciativa e cooperação. Valorizando o capital humano, a força das nossas instituições e o empreendedorismo.
Henri Siegert Chazan
Presidente do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA)
Fechar Menu