O Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) sedia quinzenalmente encontros da Associação Brasileira de Alzheimer – Regional RS (ABRAz-RS). Em agosto, os encontros abordaram alterações na deglutição dos pacientes e a importância do cuidado com o cuidador do paciente com Alzheimer.

 

A fonoaudióloga Aline Romann abordou a identificação e o manejo das alterações na deglutição em pessoas com Alzheimer. A profissional explicou os sintomas das alterações de deglutição, sua relação com a doença de Alzheimer e manejos durante a alimentação para amenizar os riscos de aspiração de alimentos e líquidos.
 
No encontro, a especialista buscou ensinar os presentes a identificar sintomas e buscar tratamentos. “As alterações da deglutição podem ter consequências sérias como pneumonias aspirativas e infecções respiratórias frequentes, debilitando o paciente acelerando o declínio cognitivo e até mesmo a morte”, comenta Aline.
 
No segundo encontro do mês, a administradora hospitalar Neisa Fernandes falou com familiares e cuidadores sobre o cuidado próprio quando se cuida de pessoas com Alzheimer. A especialista abordou a importância de se manter bem para assistir os outros.
 
“É importante preparar melhor o cuidador, ele precisa entender o que se passa com o seu paciente para entender o que passa consigo durante suas relações, principalmente com seu estado emocional que se estenderá ao seu fisiológico”, comenta Neisa.
 
Em setembro, a ABRAz terá programação especial no mês de conscientização do Alzheimer. Confira a programação e inscreva-se.
Fechar Menu