A Secretaria Estadual da Saúde realizou, nesta segunda-feira (16), um encontro com diversas instituições para alinhar ações e orientações a respeito dos cuidados com os idosos frente ao novo coronavírus. O coordenador do Núcleo de Residenciais Geriátricos – Moderna Idade do SINDIHOSPA, Marcos Cunha, participou da reunião.

Na atividade, a secretária Arita Bergmann ressaltou que os idosos, o grupo mais vulnerável à transmissão do vírus, são 20% da população gaúcha. Como recomendação geral, frisou-se a importância de evitar contato social, não participar de eventos com mais de 100 pessoas e aglomerações e estar sempre em ambientes arejados. O Centro de Operações de Emergências (COE) emitiu nota informativa com orientações a serem adotadas nas instituições que atendem essa população.

“Foi um encontro importante e produtivo. É fundamental tomarmos ações para evitar a disseminação do coronavírus, especialmente entre nossos idosos”, destacou Marcos Cunha, ressaltando que o Sindicato lançará um protocolo de orientações voltado aos residenciais geriátricos. “Entre as medidas sugeridas, está a restrição de visitas nesses locais, reduzindo as chances de transmissão”, complementou.

Fechar Menu