Na quinta-feira, 20 de outubro, o presidente do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), Henri Chazan, e coordenador do Departamento de Residenciais Geriátricos, Thiago Lopes, e demais integrantes do departamento, participaram de evento online promovido pela Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp).
No encontro foi discutido o papel das instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) no processo de desospitalização de pacientes crônicos. Em pesquisa foi constatada muitas reinternações em menos de 30 dias entre os pacientes que voltavam para seus lares. Esse número diminuiu quando começaram a direcionar esse paciente para uma ILPI antes de sua ida para casa.
Para Thiago Lopes, esse é um tema muito importante e que deve ser abordado com hospitais, empresas privadas, a sociedade e o poder público. “A desospitalização está em nossas pautas de reuniões dos últimos anos. Colocamos como meta para este ano a aproximação com os envolvidos neste processo, hospitais, operadoras de planos de saúde, ILPIs e poder público”, explica.
O processo de pós-internação envolve uma organização para que o paciente se adapte desde a internação hospitalar, com o acompanhamento de todos os demais envolvidos (familiares, médicos, enfermeiros e assistentes sociais) e assim seja realizado o encaminhamento para uma ILPI.
“Hoje, as ILPIs do Departamento de Residenciais Geriátricos encontram-se muito capacitadas para atender esse paciente que precisa ficar em observação por um determinado período até que haja uma recuperação plena. Logo após, ele poderá retomar sua vida normal com seus familiares”, completa Thiago Lopes.
O objetivo principal é contribuir para a liberação de leitos em hospitais, juntamente com uma recuperação mais assistida do idoso, para que, assim, não haja uma reinternação em um período curto.
O evento foi transmitido online na sede do SINDIHOSPA para integrantes do Departamento de Residenciais Geriátricos.