A capital gaúcha agora faz parte da Rede Global de Cidades Amigas do Idoso. Com 18% da população formada por idosos, o maior índice do Brasil, a cidade é a primeira do país a integrar o grupo lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O título foi entregue esta quinta-feira (22), em cerimônia realizada na Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul).
Estiveram presentes autoridades e representantes de residenciais geriátricos associados ao Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). “Poucas cidades no mundo têm esse certificado. E nós, que trabalhamos diariamente com o idoso, nos sentimos ao mesmo tempo honrados e conscientes de que temos uma grande responsabilidade a cumprir”, destacou Valdecir Piber, coordenador do Departamento de Residenciais Geriátricos da entidade.
Oito quesitos foram considerados no levantamento: prédios públicos e espaços abertos; transporte; moradia; participação social; respeito e inclusão social; participação cívica e emprego; comunicação/informação e apoio comunitário; e serviços de saúde.