Em continuidade aos encontros organizados pela Associação Brasileira de Alzheimer — Regional RS (ABRAz/RS) no SINDIHOSPA, outros dois eventos ocorreram em março. No intervalo de 15 dias, duas especialistas abordaram importantes temas sobre a doença em reuniões no Sindicato.

No início do mês, a especialista em Assistência Farmacêutica e mestre em Gerontologia Biomédica Cristiani Trentin foi a palestrante. Sob o tema “Cuidados gerais e específicos com os medicamentos no dia a dia”, foram abordadas questões referentes a reações adversas, interações medicamentosas, os perigos da automedicação e a forma correta de armazenamento.
 
“Medicamentos que parecem simples, também apresentam riscos. E esse alerta é muito importante para os familiares de pacientes com Alzheimer, pois muitas vezes acabam oferecendo ou utilizando remédios sem necessidade”, ressaltou a farmacêutica. A especialista abordou também a questão dos chás e fitoterápicos, que devem ser utilizados com muita cautela e conhecimento.
 
No dia 20, Marilice Costi ministrou a atividade intitulada “Cuidador: saco vazio não para de pé”. Desde a década de 1990, a especialista em Arteterapia, escritora e arquiteta atende e orienta pessoas que cuidam intermitentemente de quem sofre com alguma enfermidade. “Tudo começou quando percebi o enorme sofrimento e a falta de vida social em familiares de pessoas com deficiência psicossocial. Foi então que decidi promover ações para aqueles que cuidam e para as que necessitam de seus cuidados”, disse a arteterapeuta. Na ocasião, a palestrante falou sobre o movimento emocional, as etapas do adoecimento do cuidador de idosos com Alzheimer e os riscos do sofrimento continuado a partir do falecimento.
 
Marilice é também editora, criou as revistas “O Cuidador – orgulho de ser” em 40 edições, enciclopédia online, e é autora de diversos livros, entre eles, a "A fábula do cuidador" lançado em 2016. Também é CEO da startup CUIDAQUI.com, facilitadora de encontros entre quem fornece serviços ou produtos e quem cuida ou necessita cuidar de alguém.
 
Fechar Menu